A hidroponia é produzida na água e seus produtos obtém nutrientes através de adubos químicos solúveis. O cultivo orgânico dispensa todos os produtos químicos e utiliza apenas adubos naturais. Produto orgânico e Produto natural - todo produto vegetal é natural, mesmo aquele cultivado com agrotóxicos e adubos químicos. Portanto, produto natural não significa necessariamente que seja produto orgânico. Procure a palavra orgânico na embalagem
Selo de Certificação de Produtos Orgânicos
O selo é a sua garantia de estar consumindo produtos orgânicos. Com o crescente interesse pela agricultura orgânica, surge a necessidade de uma verificação segura, que garanta ao consumidor a certeza de estar adquirindo produtos orgânicos.

A Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (ANC), atua desde agosto de 1991, certificando produtos agroecológicos a partir de 1992. Participa de vários fóruns, entre eles o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Realiza pesquisas e cursos técnicos além de gerenciar três feiras semanais na cidade de campinas: aos domingos (Parque Ecológico), quartas (Bosque dos Jequitibás) e sextas (Centro de Convivência).
Rua Maestro Florence, 30 cep. 13070-164 CAMPINAS - SPCEP: 13075-010 - Campinas / SP
Contatos: Tel:(19) 3213-7759e-mail: anc@correionet.com.br

A certificadora BCS Öko-Garantie oferece os serviços de inspeção e certificação orgânica de acordo com os seguintes regulamentos:
CEE 2092/91 da União Européia
NOP - Final Rule dos EUA
JAS do Japão
Os certificados emitidos pela BCS Öko-Garantie são reconhecidos internacionalmente nos principais mercados importadores de produtos orgânicos e no mercado interno brasileiro.
Reconhecida por organizações nacionais e internacionais, os serviços de verificação e controle da BCS Öko-Garantie são aceitos por várias certificadoras proprietárias de normas orgânicas, ampliando as possibilidades de acesso dos seus produtos orgânicos em mercados específicos na Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Suécia, Suíça e outros.
A BCS Öko-Garantie presta serviços de pré-auditoria, auditoria e certificação para os seguintes setores:
Produção de alimentos: produtores/criadores agropecuários, coletores extrativistas, apicultores, etc.
Processamento de alimentos: armazéns, indústria de alimentos e bebidas, restaurantes.
Insumos para agricultura.
Fabricação de cosméticos, têxteis e outros.
Comercializadoras de alimentos: distribuidoras, exportadoras de alimentos A BCS Öko-Garantie também oferece os serviços de certificação outros regulamentos:
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC/HACCP): empresas que manipulam alimentos.
GlobalGAP (EurepGAP): produtores de frutas e hortaliças, produção animal, café, flores e ornamentais.
Utz Certified: produtores de café e cadeia de custódia para armazéns e torrefadoras.
Bird Friendly Coffee: produtores de café no sistema agro-florestal.
Caso haja interesse pelos nossos serviços, estamos à sua disposição para maiores informações!
Certificadora BCS Öko-Garantie
Av. Comendador Pedro Morganti, 4965Bairro Monte Alegre13415- 000Piracicaba, SP.
Tel: (19) 3402.5340 / Fax: (19) 3402.6780
bcsbrasil@terra.com.br
http://www.bcsbrasil.com/

Associação dos Produtores de Agricultura Natural, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1990 no município de Mairinque - SP. Sua formação foi inspirada nos conceitos e princípios filosóficos da Associação MOA - Mokiti Okada, com o objetivo inicial de incentivar e disseminar técnicas e práticas agrícolas sem o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos e que favorecessem a manutenção da vida no solo, juntamente com a produção de alimentos saudáveis, de elevado valor nutricional, sem pôr em risco a saúde do produtor e do consumidor, preservando o meio ambiente e promovendo justiça social. A APAN, Associação dos Produtores de Agricultura Natural, desenvolve suas atividades dentro desta conceituação ampliada. Embora o nome se mantenha, pode-se entendê-la como "Associação dos Produtores de Agricultura Natural Sustentável ".
A APAN promove cursos e seminários na área de agricultura natural sustentável principalmente, na área de horticultura orgânica, café orgânico, cultivo de shiitake, carvão e extrato pirolenhoso. O quadro associativo é composto por 350 membros, dos quais 80% estão localizados no Estado de São Paulo e os demais em MG, RJ, MS, GO, PR, SC e RS.
Certificação - Atualmente a APAN está credenciada como uma das 5 entidades certificadoras de produtos orgânicos no Estado de São Paulo, designadas pelo Ministério da Agricultura conforme a Instrução Normativa n.° 07 de 17 de maio de 1999, com base na Portaria - MAA n.°505, de 16 de outubro de 1998, que dispõe sobre as normas de produção, tipificação, processamento, envase, distribuição, identificação e certificação da qualidade orgânica dos produtos de origem vegetal e animal. Está realizando a certificação de produtos naturais sustentáveis e busca oferecer um trabalho sério e confiável tanto para a cadeia produtiva como consumidora desses produtos.
A APAN está situada à: Rua Marcos Arruda, 729 - Belenzinho - São Paulo / SP
CEP: 03.020-000
Fones:(11) 6096-8929
http://www.apancert.org.br/
E-mail: certificadora@apancert.org.br
Skype: apancert
ACS Amazônia
A Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia – ACS Amazônia foi fundada em 09 de Agosto de 2003 por 12 instituições (45 pessoas) na realização do II Workshop de Certificação Participativa em Rede na cidade de Rio Branco - Acre, e’ uma entidade civil, sem fins lucrativos.
A Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia tem como missão: "Garantir um processo de certificação diferenciado que envolva instituições, comunidades e consumidores, proporcionando a melhoria da qualidade de vida, a auto-suficiência, a soberania alimentar e a equidade social, através da valorização cultural e das relações socioambientais dos povos da Amazônia".
Alem disso, no ano de 2003 foi uma das instituições a fomentar a revitalização da Feira de Produtos Orgânicos, Agroflorestais e Artesanais, que e’ realizada aos sábados no Calçadão da Rua Quintino Bocaiúva, ao lado do Terminal Urbano – Centro de Rio Branco com apoio de mais de oito instituições locais. A feira orgânica, como á popularmente conhecida é o espaço de comercialização de quatro diferentes grupos comunitários (PA Moreno Maia, Grupo de Produtores Ecológicos do Humaitá de Porto Acre, Pólos Agroflorestais Benfica e Wilson Pinheiro) totalizando um beneficio direto a aproximadamente 50 famílias rurais.
Contatos:Rua Carneiro Leão, 120 (Subsolo) – Conjunto Bela Vista – Floresta Rio Branco – Acre Cep: 69906-425Fones: (068) 3226-5065/ 3226-5288
Fax: (068) 3226-5289 acsamazonia@yahoo.com.br
http://www.acs-amazonia.org.br/
ABIO
A Associação de Agricultores Biológicos (ABIO) foi criada em 1985, a partir da primeira feira de produtos orgânicos do Brasil, a de Nova Friburgo. Hoje, é responsável pela certificação de 120 unidades produtivas, além de empresas comercializadoras e processadoras de alimentos orgânicos. Atualmente, a ABIO conta com os seguintes núcleos de produtores no estado do Rio de Janeiro: Nova Friburgo, Itaboraí/Cachoeiras, Teresópolis, Brejal, Petrópolis, Seropédica e Eldorado.
A Associação também coordena duas feiras de produtos orgânicos no Rio de Janeiro: a da Glória ,na Capita, (aos sábados) e a do Jardim Botânico de Niterói (às terças-feiras).
Contatos: Tel: (21) 2625-6379
http://www.abio.org.br/
Jardim Botânico de Niterói – Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca – Cep: 24120-191 Niterói – RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário